Filha você é apaixonada por cavalos. Pra Luana não dá muita bola, nem pede outros bichinhos, o que lhe chama a atenção são eles, e ultimamente, o unicórnio. Estamos colecionando os animais de brinquedo da marca Schleich, eles tem vários animais, uns mais lindos e bem feitos que o outro, mas na hora de escolher, quer sempre o mesmo, o cavalo. No meio de um dos dias de verão, choveu, e você toda preocupada, achando que estava frio, foi cuidar do seu cavalinho de balanço, cheguei no seu quarto me deparei com essa cena. Te enchi de beijos, e você me encheu de explicações 🙂
Semana de férias da escolinha, como você diz, estamos “on bication” e mamãe fulltime com você, ô dilicia. Dá um trabalho, mas ao menos é um trabalho com recompensa imediata e isso é bom!
Ontem na hora do almoço você teve um piti que acabou muito fofo! Na hora do almoço maior enrolação com a comida, e no meio resolveu ir fazer xixi. A boca estava cheia e você fazendo onda com a comida la dentro, fazendo bochecho! Ok, levei ao banheiro, e depois de enrolar um pouco la acabou derramando a gosma de dentro na boca no chão, sujando toda a perna. Mamãe ficou BEM brava deu uma bronca grande e eis o diálogo:
– Mamãe, não fica brava
– Estou brava sim, olha só a sujeira que você fez!
– Mas mamãe, não fica brava muito forte!
– Fico sim, acabei de dar banho em você e olha a meleca que está! Volte já pra sala, e come TUDO o que está no seu prato!
Você vai, senta e começa comer… sento na poltrona e fico observando e falo pra comer sem enrolar e tomar cuidado para não derrubar, e segue o próximo diálogo:
– Come tudo!
– Estou comendo mamãe
– E cuidado para não derrubar
– Mamãe deixa eu em paz?
– Mamãe está deixando você em paz, estou só olhando
– Não mamãe, você está falando, e deixar em paz é sem falar, em “silent”
– Ok filha.
Well, engoli a seco né, morrendo de vontade e rir.
Vou até a cozinha preparar a sobremesa, e lá vem você:
– Mamãe não fica brava
– Mamãe não está brava
– Então para de falar com essa voz?
– Que voz?
– Essa mamãe “tó seu Iogurte”
– Ta bom filha.
Você come uma colherada e volta a falar:
– Mamãe quase que eu fui dormir muito triste
– Porque Luna?
– Porque você ficou muito brava
– É mamãe ficou mesmo
– Ficou brava muito forte, precisa “dar desculpas” pra eu
– Não filha, a mamãe não fez nada de errado, você que fez errado não foi?
– Sim…
fica pensativa e fala:
– Então eu que tenho que dar desculpas pra você né mamãe?
– Sim meu amor
– Desculpa mamãe
– Está desculpada meu anjo
– Fica de bem mamãe? ( e vem com o dedinho pra ficar de bem)
Ficamos de bem e você toda feliz começa a me abraçar, a me beijar, e diz:
– Agora eu estou feliz mamãe
Ah filha você nem imagina como EU fiquei feliz em ver essa reação tão linda, e que ao menos o que eu sempre quis passar a você até agora pelo menos, está dando certo.
Mamãe achou que você teria a mesma preguiça de pedalar a bicicleta, que tem de pedalar seu triciclo, por isso nem me animei quando as amiguinhas ganharam em dar uma pra você. No aniversário do papai, tiramos a prova, você adorou a bicicleta, e como ela anda mais rápido e é mais fácil de pedalar que o triciclo, você andou bastante, sem reclamar de nada. Next day, compramos. Aqui estão as fotos do primeiro passeio na rua, indo a Deli comprar uma balinha que você pediu. Claro que não podiam faltar reclamações, que a bike estava “stuck” que isso e que aquilo, mas foi só se acostumar e tudo ficou lindo de novo.Minha primeira bike
Pois é, tudo que eu falo, vc espertamente usa depois pra fazer a mamãe simplesmente ficar sem resposta. Danada!
Você está na fase de querer dormir comigo, sendo que NUNCA quis, eu até implorava e você só queria seu berço. Vai saber o que passa na cabecinha, mas enfim, temos iniciado seu sono juntas nas últimas semanas. Esses dias, você estava deitada e tagarelando, tagarelando, e então mamãe disse: “Luna, Dorme!”. Você virou pro lado, dedinho na boca (AGHHHHHHH!) e ficu quietinha. Eu claro não resisto a uns agarrões, dei uns beijinhos e disse: ” Filha, eu te amo MUITO, mamãe é MUITO feliz de ter uma gatinha tão doce como você” e sabe que ouvi de volta?
“Mamãe, Dorme!”
Acho uma graça você e suas opiniões que não sei como são formadas, e tão fortes e indiscutíveis. Mamãe sempre pensa em voltar pro Brasil, papai não pensa o mesmo, prefere ficar aqui, mas não externamos essa opinião para você em nenhum momento, para justamente não influenciar com nossa opinião divergente. Há alguns dias, perguntei se você queria ir morar no Brasil. A resposta foi curta e direta: “NÃO”. Tanta certeza, me deixou curiosa, e comecei a tentar puxar suas razões, e fui me surpreendendo cada vez mais com as respostas.
– Mamãe, lá não tem parque
– Claro que tem filha, lá a gente também pode ficar perto da vovó sempre.
– Mamãe a vovó pode vir me visitar
– Que mais não tem lá que tem aqui filha?
– A Helena. (ok ponto pra vc)
Hoje, tocamos no assunto novamente, e olhe como foi mais ou menos o diálogo:
– Vamos então filha, morar no Brasil?
– NÃO
– Então mamãe vai e você fica aqui com papai, que tal?
– Eu te amo você mamãe
– Eu também minha linda, então vamos comigo
– Não mamãe, seu planeta é aqui! em New York City! Eu não nasceu lá mamae
– Mas a Mamãe nasceu…
– E você papai?
– Eu também filha
– Mas mamãe seu spot é aqui, e olha mamãe, você não falou que queria voltar na Disney? Então, você tem que ficar aqui porque a Disney é aqui. Se você for pra lá, a gente não vai conseguir ir na xícara de novo, rodar de novo…
Eu já de boca aberta com a argumentação…
– Ah eu posso ir de avião meu amor.
Você pensativa começa a perder a paciência
– Mamãe seu lugar é aqui, onde tem sua bed, suas clothes, seus vestidos, sua televisão.
– Tá bom filha eu fico
– É mamãe por que eu nasceu aqui em New York city, então a gente pode ir ficar lá no “tatamento” da vovó um pouquinho só, e volta.
– É, pra visitar né filha?
– É, pronto, agora você pode falar pra vovó que a gente nao precisa morar lá.
E a lamentação foi enorme por não ter uma câmera em mãos para filmar esse papo, nós 3 no banheiro, mamãe e papai sentados na beirada da banheira com você em pé na nossa frente, usando todo esse repertório, antes de ir escovar os dentes para dormir.
Tão linda, me pediu no jantar: “Mamãe, quero comer ovo, salada e soy beans” Adora salada bem temperadinha, tomate, pepino e é apaixonada pelo soy beans. Posso dar um prato cheio deles que você come tudo.
Entre as paixões do momento que você não recusa de forma alguma, estão as castanhas, amendoins e azeitonas. Hoje comeu no café da manhã tres delas verdinhas, e ainda pediu mais. Mamãe deu apenas 3 e prometeu mais no jantar.
Filha, o maior desafio é passar para você todo o amor que a gente sente pelo Brasil. Nada fácil, e sei que nunca será a mesma coisa, se continuarmos a viver aqui. Pra amar o Brasil como nós, acho que tem que senti-lo, na alma… viver, respirar. Mas saiba que tentarei o MAXIMO para lhe aproximar da nossa cultura, da música, e claro do futebol. Você está aprendendo na escola, 2 x por semana, e a professora disse que nao negas ser brasileira! Joga bem, que até te colocaram para jogar com o pessoal da classe acima da sua. Ai que orgulho! Já pedi algumas vezes que você grite GOOOOOLLL DO BRASIL!!!! quando marcar um, mas meu pedido não foi aceito, você me diz que não vai gritar porque o seu “teacher” não mora no Brasil… De onde você tirou isso hein? Mas enfim, tenho que respeitar, mas não deixo de pedir em toda aula que você vai.
Aqui, no jogo do Brasil e Costa do Marfim, caracterizada para torcer, mas preferiu cuidar das bonequinhas no berço e ficar puxando sua girafinha pela casa, na frente da TV… O mais legal, é que está com a sainha que EU fiz pra você e que você riu, e me disse que eu nao sabia costurar quando lhe disse que iria fazer. VIU? eu fiz! ainda preciso arrumar varias coisinhas, mas que fiz, isso eu fiz! Pra você ficar ainda mais linda.
Filha, uma das suas melhores qualidades é ser tão doce, tão carinhosa… me enche de orgulho. Esses dias, a professora April, contou ao papai quando ele foi buscá-la na escola, que perguntou o nome da sua mamãe e você respondeu “Mommy”. Então ela mudou a pergunta e falou: “Não, o nome, como o seu papai a chama” você então respondeu: “Beautiful”. Ficaram encantadas, professoras e a mamãe de um dos seus coleguinhas, que estava por perto.
Nesse mesmo dia, papai comentou que estava com dor no pescoço e você falou: “Papai em casa faço uma massagem”. E não é que não se esqueceu? Papai sentou, comentou de novo da dor, você foi lá, com suas mãozinhas lindas, mágicas, para fazer papi “melolar”.
Hoje de manhã ja ouvi 3 que me fizeram rir e ver como vc está mais danadinha a cada dia que passa.
É uma tarefinha dificil fazer você guardar seus brinquedos depois de usa-los, mamãe conversa, e as vezes a conversa dá certo, outras não. Aí digo que se ficar no chão, mamãe vai jogar no lixo, ou o aspirador vai acabar pegando. Uma vez você me disse que eu poderia jogar, aiaiai me desconsertou toda, mas é que aquele brinquedo não lhe agradava muito também.
Hoje quando falei que ia jogar sua fazendinha fora, você logo correu pra guardar, depois voltou e disse: “eu clean-up mamãe”. Aí sentou no meu colo, e disse bem baixinho: “Você é mal”. Caí na gargalhada… e continuei penteando seu cabelo. Como estava meio embaraçado doeu um pouco, e vc deu aquele grito que é mais raiva do que dor, e disse que eu tava machucando, e soltou: “hoje você está difícil mamãe”. E não parou por aí, hoje você estava bem afiada, me perguntou se eu iria busca-la com minha bicicleta e eu disse que sim, então você falou: “promete? não vai me enrolar hein mamãe”. Tudo isso porque dois dias que falei que iria, na última hora o papai foi, pra poder me dar um help. Ficou guardando só pra soltar na hora certa 🙂
Filha, quanto tempo sem registrar nada seu aqui, é que foi uma correria, aliás está sendo pois mudamos de apartamento, e dessa vez vovó não está aqui para ajudar! Agora o papai leva você de bike pra escola, a vida mudou bastante, está uma delícia. Você pertinho da sua melhor amiga a Helena, nós mais perto do trabalho e também da sua escola. Achei que você sentiria a mudança, mas nem fala do antigo apê, gosta mesmo é daqui.
Precisa registrar sua pérola de hoje:
Fui buscar você de bicicleta, e fiquei explicando como funcionava o trânsito, que os carros deveriam obedecer a sinalização, e que se fizesse algo errado e a polícia visse, eles levariam uma multa.
– Mamãe, o que é uma multa?
– É um papel que a polícia deixa no seu carro ou manda pelo correio, quando você faz algo errado na rua.
– O que faz o papel mamãe?
– Funciona assim meu amor, você recebeu a multa, aí tem que dar dinheiro, pagar pra eles
Depois de uns segundos pensando,..
– Ah pra pedir desculpas né?
– É meu amor, a gente paga pra pedir desculpas hahaha
NA FOTO: Você, lendo seu gibí com o óculos de narigão, após a mudança no apto antigo que já estava todo vazio. Estávamos prontos para vir para o novo apto, no dia 01/04/2010